125° aniversário da Torre Eiffel

by - segunda-feira, março 31, 2014


   A Exposição Universal aconteceu de 6 de maio a 31 de outubro de 1889, em Paris. Foi uma grande exposição, também em celebração ao centenário da Revolução Francesa. A exposição era uma celebração aos avanços das técnicas, a força da indústria e a diversidade das civilizações. As pessoas que visitaram esse evento se depararam com casas chinesas, mesquitas, pavilhões indianos, templos maias, entre outros monumentos montados exclusivamente para esse evento de diversidade cultural. 


   No dia 31 de março desse mesmo ano, foi inaugurada a Torre Eiffel, que foi construída para a Exposição Universal. A ideia a princípio era que o monumento fosse desmontado após a exposição. Projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (que também trabalhou em outros projetos como a construção da Estátua da Liberdade, em Nova York), a Torre Eiffel possui 324 metros de altura (inicialmente tinha 300, mas foi aumentada por uma antena de trasmissão acrescentada ao topo) e tem, aproximadamente, 10 mil toneladas de metal. Até 1930 era o monumento arquitetônico mais alto do mundo. Possui, em sua parte inferior, museu, restaurante e lojas. Atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados da Europa. 


   Hoje é o aniversário de 125 anos da nossa querida Torre Eiffel, que habita o imaginário de muitas blogueiras (como eu). Vemos layouts, fotos de suas miniaturas, muitas meninas sonhando conhecer esse monumento e, no dia do 125º aniversário da Torre Eiffel, nada melhor do que conhecer um pouco sobre a história desse símbolo da França, não é mesmo? No começo a Torre Eiffel gerou muita polêmica sobre sua utilidade ou como aquilo deixaria visualmente a cidade, mas passou assim que foi inaugurada. E, mesmo depois de tanto tempo, é um dos monumentos mais charmosos, inspiradores e marcantes. 

You May Also Like

1 comentários

Comente aqui =)